domingo, 30 de novembro de 2008

A VIRTÚ MAQUIAVÉLICA E O CASO SABESP

Segundo o grande Maquiavel, em sua famosa e conhecida obra, O Príncipe, a deusa virtú, que podemos entender como oportunidade, momento propício para... deve ser percebida, é o feedback que o político necessariamente deve apreender e, assim, intuir o futuro, beneficiando-se, pois caso contrário, sua vida pública terá pouca duração.

Felizmente, ou não, alguns políticos de Presidente Prudente, principalmente alguns vereadores ou aqueles que concorrerão ao cargo, parecem ter como livro de cabeceira a obra do nosso amigo florentino. Tamanha é a perspicácia, que em suas defesas, quando o assunto é a SABESP, tem iludido o povo, e até muitos da opinião pública, achando que o término do contrato com a Sabesp proporcionará o não pagamento de tarifas de água e esgoto, gerará inúmeros empregos, dos quais, “com certeza”, os oportunistas terão em mãos as fichas de contrato. Um discurso que chama de burro os ouvintes.

Dessa forma, com a notícia do Plebiscito, que é muito boa, se não forem divulgados os prós e contras, mais uma vez a população, ludibriada, poderá assinar sua sentença de morte. Pois de fato, um assunto tão sério como saneamento, não pode, em hipótese alguma, ser trampolim eleitoral para quem quer que seja, pois a proliferação de doenças se dá, em quase sua totalidade, através da falta de saneamento adequado.

O governador Serra, caso seja renovado o contrato, já tem no seu “quartel”, inúmeras empresas terceirizadas para realizar o trabalho. Enquanto isso, o SINTAEMA (Sindicato dos Trabalhadores da Sabesp), um dos grandes prejudicados nessa história, juntamente com a população, apresenta propostas que beneficiam o município e barra o projeto neoliberal-privatizante do José Serra. Pois além de pessoal capacitado, o sindicato é formado por munícipes, que reconhecem o melhor para o município, pois além deles próprios, seus filhos moram na cidade.

Outro fato curioso é a proposta do vereador Caetano, de colocar em pauta a votação da abertura de licitação para o saneamento em Presidente Prudente. Está, a meu ver, na contramão da discussão, pois é a abertura para a privatização dos serviços básicos. E, em partindo de um vereador do PT, parece no mínimo contraditório ou, como dizia meu pai: nem tudo que parece é, pois a investida privatizante até então era condenada por este partido.

Desta forma, se faz necessária a participação de segmentos, igrejas, ONG’s, ordens, enfim, toda a sociedade organizada nessa discussão, pois até agora um tema tão importante como esse parece só ter a finalidade eleitoreira e quem pagará a conta é a população, quem mais sofrerá são os pobres. Além disso, não podemos permitir que políticos sem argumentos venham vender a velha ladainha da “vantagem pessoal”, submetendo os meios aos fins.

Dizem que o gozo do mestre é ver o discípulo superá-lo, nesse caso, o velho Maquiavel, vive com certeza o deleite dos manjares eternos, gozando as sucessivas superações de seus discípulos terrenos, grupo que com certeza pode ser chamado de “coerente”, pois a separação de ética e política é seguida ao pé da letra.

Sugestão: por que não adiar essa discussão para o próximo ano?

Nenhum comentário: