quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

ANO NOVO: UMA NOVA RELAÇÃO ÉTICA

publicado no Oeste Notícias em 31 de dezembro de 2009

A palavra ética vem do grego, ethos, e significa modo de ser, caráter, forma de vida do homem. É a forma de proceder ou de comportar-se do ser humano no seu meio social através das normas de conduta aceitas entre seus pares. A ética, como afirma Velásquez, é a ciência da moral, teoria de comportamento dos homens visando um objetivo benéfico comum. Nossos parâmetros éticos foram influenciados, na modernidade, principalmente pela ética kantiana. Esta visão privilegia o antropocentrismo, estudando o comportamento social dos homens entre si, levando-os à condição de espécie superior pela razão. Uma ética voltada para a realização do homem sem levar em conta o meio.
Porém, como nos encontramos numa situação de risco, faz-se necessário pensar numa nova forma de relacionamento ético. A visão de favorecer o bem estar do homem ainda continua, entretanto, temos que perceber que sem o cuidado para com o meio ambiente sucumbiremos. Daí nasce a visão ecocêntrica, que nada mais é, originalmente, que o cuidado para com a casa, do grego oikos. É o ponto de partida que coloca o homem como centrado no planeta, sua casa, morada. É o surgimento de uma ética que estuda o comportamento do homem em relação à natureza global, permitindo ao ser humano entender melhor a sua atuação e responsabilidade para com os demais seres vivos.
A ética ecocêntrica favorece uma conduta em relação à natureza, uma nova concepção filosófica homem-natureza, onde este não é o centro, mas uma dos elementos de um todo dependente e harmonioso entre as partes. Neste caso, a ética passa a ser um estudo extra-social, extrapola os limites de relações sociais entre os homens, e os coloca, sem perder sua dignidade, numa relação igualitária com os outros seres.
Desta visão ecocêntrica surge a ética ambiental. Esta visão nos faz ter mais “humildade zoológica” e, consequentemente, ter um novo entendimento de vida. Mas, para que isto ocorra, necessariamente, urge uma conscientização do problema ambiental, refletindo assim a intenção nas ações. Este ética ambiental, decorrente da conscientização, é o compromisso da pessoa que gera a preservação, tendo como objetivo a conservação da vida global, casa comum. É uma nova forma comportamental e uma nova forma de esperança de vida, pois tudo que existe tem sua importância e faz parte desta atitude ética.
Para o Ano Novo que nasce nada mais apropriado que tomar como meta de vida uma ética ambiental, cercada de mística fraterna, considerando o mais desprovido ser vivo como irmão neste imenso planeta, casa comum, degradada e sofrida, porém, acolhedora e providente! Feliz Ano Novo a todos, pautados numa ética pela vida, pelo planeta, por todos nós!

Nenhum comentário: